Educar e formar pessoas é um trabalho difícil!

Hoje (11/09/2018)  nossa dica de Leitura aproveita a Oferta Relâmpago (de 00:00 às 23:45) do livro O Poder do Discurso Materno que está com 52% de desconto.

Resenha:

“Os humanos são mamíferos. Nascemos do útero de uma mãe e, depois disso, seremos alimentados, atendidos e amados por uma mãe. Se houver um pai, um avô, um tio ou um elefante que também esteja disponível para amar uma criança, melhor.

Logo que nascemos – e às vezes até antes –, nossa mãe/pai/avô/elefante determina “como somos”. Toda família tem a boazinha, o estudioso, a ovelha negra, o avoado… Mas até que ponto esses rótulos de fato refletem quem somos?

Assim, as lembranças se organizam, em nossa consciência, por meio das palavras que ouvimos desde a mais tenra infância, começamos a repetir modelos, nos colocar no papel de vítima ou, pior ainda, assumimos para nós os rótulos que nos colocaram: forte, corajoso, medroso, fraco, coitado etc., atuando sempre da mesma forma na esperança de obter amor e aceitação de todos.

Quantas de nossas dificuldades afetivas, profissionais e familiares advém daí?

No livro, a escritora nos pede para nos re-conectarmos com a nossa infância, com a criança que fomos, com os rótulos e personagens que ganhamos ao longo da vida, para então decidir como ser MÃE.

Educar e formar pessoas é um trabalho difícil! Vivemos procurando a melhor forma de fazê-lo, mas a verdade é que não existe fórmula pronta. O segredo, no meu ponto de vista, é encher o nosso discurso e os nossos atos, de muito amor e paciência.

O livro não é um manual de conduta, aliás está bem longe disso. Mas para quem tem interesse em auto-conhecimento e em criar filhos emocionalmente saudáveis, é leitura obrigatória.

 

Laura Gutman é uma terapeuta argentina com vasta experiência em terapia de auto-conhecimento ou construção da biografia humana. Ela desenvolveu um curso onde treina terapeutas e atende a comunidade local e, ao longo de vários anos, identificou padrões de comportamento e maneiras de encaminhar – auto- análise.

Fechar Menu