Aqui vai um comparativo e algumas dicas do que você deve considerar antes de adquirir um e-reader.

A Amazon comercializa o Kindle, a Saraiva trabalha com o Lev e a Cultura vende o Kobo.

Todos os modelos de e-readers comercializados por essas lojas têm a tela e-Ink, que é aquela que não utiliza nem a tecnologia LCD e nem LED e permite que a imagem seja apresentada sem emissão de luz (alguns modelos possuem uma iluminação para leitura, mas não é a mesma coisa, a iluminação é lateral e tem menor incidência nos olhos). Por isso, ela tende a ser mais agradável para a leitura, em comparação com as outras tecnologias.

Outro ponto importante a ser salientado é que os e-readers são leitores digitais de livros. Você não consegue instalar nenhum aplicativo neles. E-readers foram concebidos para substituir os livros impressos. O diferencial do e-reader em relação ao livro físico é que você pode ter fácil acesso a vários livros ao mesmo tempo, sem carregar peso ou ocupar espaço. Além disso, consegue organizar/consultar melhor suas anotações referentes às suas leituras.

O que se deve levar em consideração na hora de comprar um leitor digital, deve ser quais necessidades precisam ser atendidas. Por exemplo: Gosto de ler a noite, portanto preciso de iluminação embutida. Além disso, outra questão importante é que a marca escolhida está quase sempre vinculada à aquisição de livros pela loja que o comercializa, então é importante conhecer o acervo digital comercializado em cada loja e analisar qual melhor se adequa ao seu gosto ou necessidade de leitura.

Para mim, uma das comodidades mais bacanas que todos eles permitem, é que você pode baixar uma amostra GRÁTIS do livro que te interessou e começar a leitura imediatamente. Caso realmente goste, é só comprar o e-book no próprio e-reader e continuar lendo. Simples assim. Além disso, é fácil de manusear, o peso dele é sempre o mesmo, não importa o número de páginas que tenha o livro que você estiver lendo e ele foi projetado para que você consiga realizar todas as funções com uma única mão. É só tocar na tela para mudar a página. Quando quiser pausar a leitura, não precisa marcar a página onde parou. Ele já grava e automaticamente quando você retornar ao livro ele vai direto para página que você estava.

Uma forma de conhecer e avaliar todas essas questões seria baixando o app gratuito de cada loja e testar seu uso no seu PC, Tablet ou ainda no celular, antes de adquirir um e-reader. O app geralmente dá uma boa ideia de como estes serviços funcionam. Vale a pena fazer o teste, mas lembre-se: a tela/iluminação dos e-readers faz toda diferença, então é só para ter uma ideia de como é ler eletronicamente.

Como avaliar o app sem gastar nada:

Por fim, gostaria ainda de contar que todas as anotações, destaques e marcações que você faz no livro durante a leitura, são sincronizadas na sua conta, o que permite que esses dados sejam salvos fora do leitor digital, o que possibilita que você tenha acesso à essas anotações no computador caso queira revê-las ou estuda-las em uma tela maior por exemplo.

Gostou deste texto?

Deixe seus comentários e dúvidas que vamos adorar esclarecer e discutir mais sobre esse assunto com você.

Deixe uma resposta